quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Musicoterapia

De acordo com a Federação Mundial de Musicoterapia: "A Musicoterapia é, a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para que ele(s) recupere as suas funções, desenvolva(m) o seu potencial e adquira (m) melhor qualidade de vida."
Os musicoterapeutas trabalham com pacientes de vária ordem: pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, idosos, etc.

Deixamos aqui um excerto de um documentário do famoso neurologista Oliver Sacks que demonstra alguns dos benefícios obtidos através da musicoterapia:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hidroterapia

Outro tipo de terapia que traz benefícios aos portadores de deficiência motora é a hidroterapia.

Hidroterapia é o tratamento pela água sob as suas diversas formas e a temperaturas variáveis. Ou seja, é a execução de vários exercícios aquáticos que tem como objectivo criar uma terapia física que é indicada por especialistas para aliviar e curar vários problemas (dores musculares, má circulação sanguínea, stress, movimentação músculos paralisados, dificuldades respiratórias,...).
Para tal utiliza três modos de actuar diferentes:
- Hidrotermoterapia (o tratamento incide nas variações da temperatura da água);
- Hidromecanoterapia (o tratamento recorre ao efeito mecânico e térmico em simultâneo, nomeadamente através da aplicação de jactos de água);
- Hidrocineticoterapia (o tratamento utiliza a redução da acção da gravidade sobre os corpos imersos para facilitar vários tipos de movimentos).

Concluindo, a hidroterapia possui benefícios para as pessoas com deficiência não só ao nível da ajuda que disponibiliza para o desenvolvimento motor bem como a nível psicológico pois este tipo de terapia permite que os pacientes tenham uma sensação de movimento que de outro modo nunca poderiam experimentar.


Hipoterapia

Actualmente, a maior parte das deficiências motoras não têm cura. Porém, existem vários processos que permitem uma evolução motora/psicológica dos indivíduos com mobilidade reduzida.
Um destes processos é a Hipoterapia.



A hipoterapia é um tipo de tratamento que, neste caso, envolve a interacção entre cavalos e indivíduos com deficiência.
O contacto com os cavalos, seja montar neles ou apenas tocar-lhes, estimula o movimento dos músculos das pernas, dos braços e do tronco. Deste modo, estimula e beneficia a capacidade motora dos deficientes com mobilidade reduzida que são sujeitos a este tratamento.
Assim, montar a cavalo oferece benefícios devido à transmissão contínua de movimentos do cavalo ao cavaleiro e devido às qualidades da actividade enquanto desporto, que favorecem o lado psicológico do indivíduo.
Este tipo de terapia tem ainda a vantagem de ajudar crianças com deficiência motora já que o cavalo, ao andar, produz movimentos tridimensionais que são similares aos padrões de movimento humano e que se encontram alterados nas crianças em causa.
Por fim, podemos ainda verificar que a hipoterapia possui qualidades enquanto desporto e favorece o lado psicológico do indivíduo.

Conceitos Importantes

Deixamos aqui um pequeno resumo de vários conceitos fundamentais relacionados com o nosso projecto:

O que é ser portador de deficiência?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o conceito de deficiência é algo complexo, pois engloba alguma incapacidade física ou mental de um indivíduo que dificulta ou limita a sua capacidade na execução de determinada(s) tarefa(s) e/ou acções, restringindo a sua participação em acções do dia-a-dia.
No fundo, o termo deficiência reflecte assim a interacção entre capacidades de uma pessoa e as capacidades da sociedade em que
vive (que pode impor mais ou menos barreiras face às limitações de cada um).



O que é uma deficiência motora?
Este conceito refere-se à dificuldade ou impossibilidade em controlar ou coordenar algum tipo de movimento motor. Esta dificudade/impossibilidade pode ser transitória ou permanente e pode ser congénita ou adquirida (por acidente/doença).

O que é ter mobilidade reduzida?
Uma pessoa com mobilidade reduzida é qualquer pessoa cuja mobilidade está condicionada devido ao envelhecimento, à maternidade, a uma deficiência motora e/ou cognitiva ou a qualquer outra causa que afecte a sua mobilidade e requeira, por isso, uma adaptação especial às suas necessidade, quer pontualmente, quer por período indefinido.

O que é acessibilidade?
É a possibilidade de utilização, com segurança e autonomia, dos espeços, equipamentos urbanos, dos transportes, dos sistemas e dos meios de comunicação, pela pessoa com mobilidade reduzida ou portadora de deficiência.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


A fotografia apresentada mostra o elevador da nossa escola que foi construído durante o presente ano lectivo. Este elevador permite que as pessoas com deficiência tenham acesso ao 1º andar, podendo assim frequentar serviços como a biblioteca, o auditório ou a reprografia.
Nesta fotografia está representada a entrada para a biblioteca da escola, cuja a passagem é demasiado estreita para uma cadeira de rodas.


Estas fotografias representam a entrada para o Pavilhão Desportivo, em que é possível constatar um degrau que impossibilita a passagem de uma cadeira de rodas.


Nesta foto está representado um acesso ao Pavilhão Desportivo da escola, em que é possível observar uma acentuada inclinação na rampa, o que impossibilita o acesso com cadeira de rodas a este espaço desportivo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Com vista a demonstrar a falta de acessibilidade da nossa escola, tirámos fotografias às barreiras arquitectónicas que as pessoas portadoras de deficiência motora se deparam no seu dia-a-dia.
A fotografia acima representa a entrada da Escola Secundária Pinheiro e Rosa e pretende demonstrar que a entrada existente é estreita para uma cadeira de rodas pelo que é necessário abrir o portão maior sempre que é necessária a entrada/saída de alguém que se mova através duma cadeira de rodas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Atletas Por Inteiro - Reportagem SIC

Este é um vídeo bastante interessante sobre atletas paralímpicos: